por Israel Aéce
Há aplicações as quais necessitam dos dados sempre em tempo real, apresentando o conteúdo mais atualizado possÃvel ao usuário. Muitos clientes necessitam ainda de uma forma rápida para diminuir o tempo de espera de uma determinada solicitação.
Tendo este cenário, temos a meta de desenvolvermos um software que seja bastante eficiente na busca e exibição de dados ao cliente. Este artigo explicará como e quais as melhores práticas, tanto para resgatar dados da base de dados quanto para manipular e exibÃ-los.
A Plataforma .NET fornece um objeto chamado DataReader, o qual está contido dentro do Namespace System.Data e que por sua vez tem como finalidade resgatar os dados da base de dados de forma extremamente rápida. Como o DataReader é uma espécie de cursor e “caminha” somente para frente, seus dados são somente para leitura, não sendo possÃvel fazermos nada mais com estes dados a não ser exibi-los ao usuário final. Em uma linguagem mais técnica dizemos que o DataReader é foward-only (somente avança) e read-only (somente leitura).