Níveis de qualificação – Quadro Nacional de Qualificações (QNQ)

Imagina que a meio do curso tens necessidade de ir viver para um outro país da União Europeia ou que depois de teres terminado o curso quer mesmo ir trabalhar ou estudar para o estrangeiro. Ora, tudo isto é hoje mais fácil, pois desde outubro de 2010 Portugal tem em vigor um Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Este Quadro apresenta uma correspondência entre níveis e qualificações, tendo por referência um outro Quadro (o Quadro Europeu de Qualificações – QEQ). Logo, a qualificação que obtiveste ou vais obter num determinado curso torna-se automaticamente percetível em qualquer país do espaço europeu, o que significa que um empregador (nacional ou estrangeiro) saberá ler o que consta do teu certificado. O mesmo acontece se optares por estudar num país europeu.

Para além desta vantagem, o QNQ tem ainda associada uma outra novidade: traduz a tua qualificação em resultados de aprendizagem que se expressam em conhecimentos, aptidões e atitudes, tal como sucede com o QEQ. Isso significa que se torna muito claro para todos o que aprendeste na tua formação e que utilidade têm as tuas aprendizagens.

Os patamares de qualificação

Do mesmo modo, este quadro introduziu uma mudança nos níveis de qualificação que existiam até agora no nosso país. Esta mudança é sobretudo visível no caso dos cursos profissionalizantes de nível secundário. Assim, se concluíres o ensino secundário mediante a frequência de um curso de dupla certificação (cursos profissionais, cursos de aprendizagem, cursos de educação e formação ou cursos artísticos-especializados no domínio das artes visuais ou audiovisuais), obterás o nível 4 de qualificação. Se fizeres um curso científico-humanísticos o teu nível será o 3.

Acima destes níveis ainda terás muitos para subir na escala da qualificação. Se queres saber o que te falta para chegares ao topo, analisa o quadro que se segue.

Níveis de qualificação

Qualificação

Nível 1 2.º ciclo do ensino básico
Nível 2 3.º ciclo do ensino básico
Nível 3 Ensino secundário vocacional para o prosseguimento de estudos de nível superior (cursos científico-humanísticos)
Nível 4 Ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação (cursos profissionais, cursos de aprendizagem, cursos de educação e formação ou cursos artísticos-especializados no domínio das artes visuais ou audiovisuais) ou ensino secundário vocacionado para o prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional de um mínimo de 6 meses
Nível 5 Ensino pós secundário não superior com créditos para prosseguimento de estudos de nível superior (cursos de especialização tecnológica)
Nível 6 Licenciatura
Nível 7 Mestrado
Nível 8 Doutoramento

in:
http://www.forum.pt/anqep/7712-descobre-o-nivel-da-tua-qualificacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *