Scanreg.exe – Verificador do registo do Windows

Quando o computador arranca com êxito, a ferramenta Verificador do registo do Windows (Scanreg.exe) cria uma cópia de segurança dos ficheiros de sistema e das informações de configuração do registo (incluindo informações de contas de utilizador, ligação de protocolos, definições de programas de software e preferências do utilizador) uma vez por dia. Os ficheiros dos quais o Verificador do registo do Windows efectua uma cópia de segurança incluem os ficheiros System.dat, User.dat, System.ini e Win.ini. Este artigo descreve a ferramenta Verificador do registo do Windows.

A ferramenta Verificador do registo do Windows analisa automaticamente o registo do sistema durante o arranque, à procura de entradas inválidas e blocos de dados vazios. Se foram detectadas entradas inválidas no registo, o Verificador do registo do Windows restaura automaticamente a cópia de segurança efectuada no dia anterior. Este procedimento equivale a executar o comando scanreg /autorun a partir de uma linha de comandos. Se não existirem cópias de segurança disponíveis, o Verificador do registo do Windows tenta reparar o registo. Este procedimento equivale a executar o comando scanreg /fix a partir de uma linha de comandos. Se o registo contiver mais de 500 KB de blocos de dados vazios, o Verificador de registo do Windows optimiza-o automaticamente.

O programa de configuração do Windows executa automaticamente o Verificador do registo do Windows para verificar a integridade do registo existente antes de efectuar uma actualização. Se a ferramenta detectar danos no registo, tenta repará-lo automaticamente.

A versão de modo protegido do Verificador do registo do Windows (Scanregw.exe) pode criar uma cópia de segurança dos ficheiros do sistema e procurar entradas inválidas no registo. Se forem detectadas entradas inválidas, a ferramenta referencia a versão em modo real do Verificador do registo do Windows (Scanreg.exe) para a obtenção de uma solução.

É possível configurar o Verificador do registo do Windows através do ficheiro Scanreg.ini. As definições que podem ser configuradas incluem:

  • Activar ou desactivar a ferramenta
  • O número de cópias de segurança mantido (a Microsoft não recomenda a manutenção de mais de cinco cópias)
  • A localização da pasta das cópias de segurança
  • Definições para adicionar outros ficheiros ao conjunto de cópias de segurança

Para iniciar a ferramenta Verificador do registo do Windows, clique em Iniciar, clique em Executar, escreva scanregw.exe na caixa Abrir e clique em OK.

NOTA: Para utilizar a ferramenta Verificador do registo do Windows com o parâmetro /restore, tem de a executar a partir de uma linha de comandos externa ao Windows. Quando o fizer, poderá seleccionar até um máximo de cinco ficheiros de cópia de segurança do registo para restauro.

A informação contida neste artigo aplica-se a:
•   Microsoft Windows 98 Standard Edition
•   Microsoft Windows Millennium Edition

fonte: http://support.microsoft.com/kb/183887

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *