DUAL BOOT WINDOWS 2000 E WINDOWS XP

Esse tutorial explica como fazer dual-boot usando o Windows XP e Windows 2000 em 2 HDs separadamente, apenas reeditando o arquivo “boot.ini”.

> CONDIÇÕES PARA FAZER ESSE DUAL-BOOT:

  1. Cada Windows deve ser instalado em um HD
  2. Os HDs podem ser diferentes em marca, capacidade, performance, inclusive em tipo ou padrão ATA, ou seja: no caso do tipo pode ser um IDE e o outro SCSI, ou ambos SCSI ou IDE.
  3. No caso de serem HDs iguais eles não podem estar em RAID.
  4. Ambos devem estar como master

> DESCRIÇÃO DA PLACA-MÃE E DOS HDs UTILIZADOS NESSE DUAL-BOOT:  Â

Placa-mãe: ASUS A7V (possui 4 portas IDE, 2 ATA/100 da controladora Promise onboard e 2 IDE ATA/66 convencionais controladas pela BIOS da placa-mãe)
HDs: Dois Seagate IDE de 40Gb ATA/100 exatamente iguais

> CONDIÇÕES DA M�QUINA:

* Um HD de 40Gb ligado na IDE (0) da controladora Promise tendo um ZIP drive interno como slave
* Um HD de 40Gb ligado na IDE (1) da controladora Promise sozinho
* Um HD de 1.2Gb ligado na IDE (0) ATA/66 da placa-mãe com um drive de CD-ROM como slave (esse HD foi neutro na instalação dos dois sistemas operacionais)

> PROCEDIMENTOS:
O HD 1 de 40Gb está na IDE (0) ATA/100; O HD 2 de 40Gb está na IDE (1) ATA/100

1. Eu desliguei o HD de 1.2Gb deixando o sistema com apenas os dois HDs de 40Gb
2. Formatei o HD 1 de 40Gb e criei apenas uma partição em FAT32
3. Formatei o HD 2 de 40Gb e criei apenas uma partição em FAT32
4. Preparei o HD 1 para instalar o Windows XP Pro (inglês) e o instalei normalmente em FAT32 nesse HD
5. Depois de tudo instalado no HD 1 de 40Gb eu desliguei a máquina e desliguei o HD 1 de 40Gb, a máquina ficou somente com o HD 2 de 40Gb.
6. Preparei o HD 2 de 40Gb e instalei o Windows 2000 Pro (inglês) em FAT32.
7. Religuei os outros dois HDs, a máquina então ficou com os três HDs ligados sendo que o Windows XP instalado no HD 1 de 40Gb, o Windows 2000 instalado no HD 2 de 40Gb e o HD de 1.2Gb somente com o DOS instalado.

Até agora tudo OK, porém seguindo esses procedimentos até o passo 7 descrito acima, a máquina terá o Windows XP iniciando normalmente, mas o Windows 2000 não vai iniciar, vai dar erro. Para concluir o dual-boot e ter os dois Windows iniciando você terá que editar manualmente os arquivos “boot.ini” que estão, um na raiz do HD que está com o Windows XP e o outro na raiz do HD que tem o Windows 2000 instalado.

> COMO FICOU O MEU BOOT:

Quando ligo a minha máquina aparece aquela tradicional tela em DOS do “boot.ini” me perguntando qual Windows eu quero iniciar, no caso a minha ficou assim:

1. Microsoft Windows XP Professional
2. Microsoft Windows 2000 Professional
3. Microsoft DOS 6.22

  • Eu inicio o sistema operacional que eu quiser sem problemas
  • O Windows XP enxerga todos os meus HDs e unidades
  • O Windows 2000 também enxerga todos os meus HDs e unidades
  • O DOS também enxerga todos os meus HDs e unidades
  • Os dois Windows iniciam de forma totalmente independente, ou seja, cada um inicia diretamente pelos arquivos instalados no seu próprio HD.
  • Para ter o DOS disponível basta transferir o sistema de um disco de boot para os HDs que você desejar, nesse caso que tenho os meus três HDs com sistema, mas o meu boot em DOS é pelo HD 1 de 40Gb que é o meu HD principal.

O DOS é totalmente desnecessário, eu o tenho simplesmente por que ainda o utilizo muito. Pelo arquivo “boot.ini” pode-se configurar para se ter como opção de boot apenas os dois Windows. Para isso basta remover a linha: c:\=”Microsoft Windows” no meu caso essa linha aparece como: c:\=”Microsoft DOS 6.22″ porque eu a reeditei assim.

> VEJAM AGORA COMO FICOU OS MEUS ARQUIVOS “BOOT.INI”:

Arquivo do HD 1 de 40Gb com Windows XP:

[boot loader]
timeout=10
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS

[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS=”Microsoft Windows XP Professional” /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINNT=”Microsoft Windows 2000 Professional”
c:\=”Microsoft DOS 6.22″

Arquivo do HD 2 de 40Gb com Windows 2000:

[boot loader]
timeout=10
default=multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINNT

[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINNT=”Microsoft Windows 2000 Professional”

> DESCRIÇÃO DOS ATRIBUTOS:

[boot loader]
timeout Рdefine o tempo em segundos para voc̻ escolher qual sistema vai iniciar, como padṛo ele vem com 30. O tempo pode ser mudado sem problemas.
default Рindica qual ̩ o sistema padṛo a ser iniciado caso o tempo termine e nenhuma op̤̣o seja escolhida

[operating systems] – indica quais os sistemas disponíveis para a escolha do boot
multi() – indica o sistema multi-boot MBR, o valor normalmente deve ser (0)
disk() – indica o HD fisicamente, o valor normalmente deve ser (0)
rdisk() – indica a localização do disco na IDE, o valor (0) é para indicar que o HD está ligado na IDE (0) e o valor (1) indica que ele está na IDE (1)
partition() – indica a partição que contém o sistema operacional a ser iniciado, o valor (1) deve ser 1 se o HD possui apenas uma partição, ou se ele tem mais de uma partição mas vai iniciar o sistema operacional que está na partição 1, caso o sistema operacional esteja na partição 2 de um HD com duas partições o valor deve ser (2).

Por exemplo: Se você não tem dois HDs mas quer ter os dois Windows instalados e o seu HD é de 40Gb, você partionaria ele em duas unidades de 20Gb e instalaria cada Windows numa partição, dessa forma, o valor do atributo “partition()” do Windows XP seria (1) e o valor do atributo “partition()” do Windows 2000 seria (2).

\WINDOWS – indica o diretório em que está localizado os arquivos que vão iniciar o sistema operacional desejado. O que está entre aspas (“) é o nome que vai aparecer na tela de boot, o nome poder ser mudado pra qualquer outro desde que esteja entre aspas.

/fastdetect Р̩ um item opcional

\WINNT – a mesma coisa que o \WINDOWS só que nessa caso os arquivos que inicializam o Windows estão nesse diretório. O que importa é que essa referência sempre aponte para o diretório em que está instalado o Windows a ser iniciado, ou seja o nome tem que ser o mesmo do diretório em que o Windows está instalado.

c:\=”Microsoft Windows” – essa opção serve somente para iniciar qualquer versão do Windows 95, 95OSR2, 98, 98SE e ME ou o DOS. No caso do DOS, basta que o HD tenha os arquivos: COMMAND.COM, DRVSPACE.BIN, MSDOS.SYS, IO.SYS. Os arquivos AUTOEXEC.BAT e CONFIG.SYS são opcionais. No caso dos Windows 95, 95OSR2, 98, 98SE, basta selecionar a opção que o Windows será iniciado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *