BizTalk Server,para que serve afinal?

logo-header-biztalk-dg1

Nenhuma aplicação deve ser considerada de forma isolada. Concordando ou não com esta idéia, manter sistemas integrados tornou-se uma norma. Unir softwares envolve mais do que apenas a troca de bytes. Conforme as organizações passam a estar em um mundo orientado a serviços, o objetivo real – criar processos de negócios eficientes que unam sistemas separados em uma totalidade coerente – passa a estar ao alcance.

O BizTalk Server 2006 dá suporte a esse objetivo. Da mesma forma que seus antecessores, este mais recente lançamento permite unir diversos softwares, e ainda criar e modificar graficamente a lógica do processo que utiliza esses softwares. O produto também permite que os profissionais da informação monitorem processos em execução, interajam com parceiros comerciais e realizem outras tarefas orientadas aos negócios.

Os principais recursos do BizTalk Server 2006 são:

* Melhor suporte a aplicações de implantação, monitoramento e gerenciamento.
* Instalação significativamente simplificada.
* Capacidades melhoradas para BAM (Business Activity Monitoring).

O BizTalk Server 2006 também utiliza as mais recentes versões de outras tecnologias da Microsoft. Por exemplo, ele é criado na versão 2.0 do .NET Framework, e suas ferramentas de desenvolvimento são hospedadas no Visual Studio 2005. Para questões de armazenamento, o produto pode utilizar o SQL Server 2005, a versão mais recente do produto de banco de dados mais importante da Microsoft, ou o SQL Server 2000, a versão anterior. O BizTalk Server 2006 também pode ser executado no Windows de 64 bits, podendo obter a vantagem de maior memória e outros benefícios desta nova geração de ofertas de hardware.

clip_image002

Conforme sugerido pela figura, a parte central do produto é o Mecanismo do BizTalk Server 2006. Esse mecanismo possui duas partes principais:

Um componente de mensagens que fornece a capacidade de comunicação com uma variedade de outros softwares. Confiando em adaptadores conectáveis para diferentes tipos de comunicação, o mecanismo pode dar suporte a uma variedade de protocolos e formatos de dados, incluindo os serviços da Web e muitos outros.

* Suporte a criação e execução de processos graficamente definidos, chamados de orquestrações. Criadas no topo dos componentes de mensagens do mecanismo, as orquestrações implementam a lógica que conduz todo um processo de negócios ou parte dele.

Muitas outras tecnologias também podem ser utilizadas em conjunto com o mecanismo, incluindo:

* Um Mecanismo de Regras de Negócio que permite avaliar conjuntos complexos de regras.
* Uma ferramenta de Controle da Saúde e das Atividades, a qual permite que desenvolvedores e administradores monitorem e gerenciem o mecanismo e as orquestrações por ele executadas.
* Uma facilidade de Logon Corporativo Único, que fornece a capacidade para mapear informações de autenticação entre o Windows e sistemas diferentes do Windows.

No topo deste fundamento, o BizTalk Server 2006 fornece um grupo de tecnologias que lidam com o máximo das necessidades orientadas aos negócios dos profissionais da informação. Estas são as tecnologias:

* BAM (Business Activity Monitoring): permite que os profissionais da informação monitorem um processo de negócios em execução. As informações são exibidas em termos de negócios em vez de em termos técnicos, e o que é exibido pode ser controlado diretamente pelos profissionais de negócios.
* BAS (Business Activity Services): permite que profissionais da informação configurem e gerenciem interações com parceiros comerciais.

Todas essas tecnologias têm como foco a solução de problemas inerentes à utilização de um conjunto distinto de softwares de forma a dar suporte aos processos de negócios automatizados.

Para mais informações acesse nosso site www.microsoft.com/brasil/biztalk.

Equipe Technet

SOURCE LINK

www.microsoft.com/brasil/biztalk

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *