Scrum é um método ágil para Gestão de Projectos.
Inicialmente, o Scrum foi concebido como um estilo de gestão de projectos em empresas de fabrico de automóveis e produtos de consumo, por Takeuchi e Nonaka no artigo “The New New Product Development Game” (Harvard Business Review, Janeiro-Fevereiro 1986). Eles notaram que projectos usando equipas pequenas e multidisciplinares (cross-functional) produziram os melhores resultados, e associaram estas equipas altamente eficazes à formação Scrum do Rugby (utilizada para reinício do jogo em certos casos). Jeff Sutherland, John Scumniotales, e Jeff McKenna conceberam, documentaram e implementaram o Scrum, como descrito abaixo, na empresa Easel Corporation em 1993, incorporando estilos de gestão observados por Takeuchi e Nonaka. Em 1995, Ken Schwaber formalizou a definição de Scrum e ajudou a implantá-lo em desenvolvimento de software em todo o mundo.
Scrum junta conceitos de Lean, desenvolvimento iterativo e do estudo de Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka.
A função primária do Scrum é ser utilizado para o gestão de projectos de desenvolvimento de software. Ele tem sido usado com sucesso para isso, assim como Extreme Programming e outras metodologias de desenvolvimento. Porém, teoricamente pode ser aplicado em qualquer contexto no qual um grupo de pessoas necessitem trabalhar juntas para atingir um objectivo comum, como iniciar uma escola pequena, projectos de pesquisa científica, ou até mesmo o planeamento de um casamento.
Mesmo que o Scrum tenha sido idealizado para ser usado em gestão de projetos de desenvolvimento de software, ele também pode ser usado para gerir equipes de manutenção, ou como uma abordagem para gestão de programas: Scrum de Scrums.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Scrum