Wolfram|Alpha: Novo motor de busca responde a perguntas e faz cálculos

wolfram

O Wolfram Alpha é o novo motor de busca na Internet, que já está disponível, com “terabites de dados factuais” preparados para, em poucos segundos, dar respostas directas a perguntas e fazer cálculos matemáticos de diferentes graus de dificuldade e comparações entre 2 termos. O novo site apresenta-se como “motor de conhecimento computacional“, porque dá respostas directas a perguntas e não uma lista de sites, como acontece noutros motores de busca, como o Google.

O britânico Stephen Wolfram, cientista, inventor, autor e empresário de 49 anos que se doutorou em física no Instituto de Tecnologia da Califórnia com apenas 20 anos, é o principal responsável pela criação deste novo motor de busca.

Como exemplo, uma pesquisa com as palavras “Lisboa Porto” dá como respostas

      • a distância entre as 2 cidades,
      • a sua localização num mapa de Portugal e
      • dados sobre cada uma das cidades, como população, altitude e região em que se encontram.


O Wolfram Alpha permite também comparar informações relevantes de 2 empresas, nomeadamente cotações na bolsa, volume de negócios, lucros, dividendos e número de funcionários. A maior parte da informação é, contudo, ainda sobre os Estados Unidos, estando todas as respostas em inglês.

Na apresentação do projecto, Stephen Wolfram negou que pretende concorrer e ultrapassar o Google, afirmando que o objectivo do novo motor é dar informação cada vez mais útil sobre todas as áreas do conhecimento humano.

O novo motor de busca tem por base o sistema de algoritmos Mathematica, desenvolvido pela Wolfram Research, empresa fundada em 1987 e ainda hoje dirigida por Stephen Wolfram. A empresa refere que, só na fase de testes realizada este fim-de-semana, processou 13,6 milhões de consultas e recebeu 27 mil comentários sobre o funcionamento do serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *