Futuras tendências web

Neste momento vivemos na era da web 2.0, que se caracteriza por pesquisa web, redes sociais, online media(musica , video,etc), agregação de conteúdos e sindicâncias(RSS), mashup’s (API’s) entre outros.

Actualmente a web é acedida essencialmente através de PC, mas começam a aparecer novas e interessantes formas de acesso através de dispositivos móveis(ex. IPhone) e televisão (ex. XBox live 360).

O que poderemos esperar então nos próximos 10 anos da web??

O impacto da web nos próximos anos não será necessáriamente através de ecrã de computador.

vejamos então algumas tendências a tomar em conta para os próximos 10 anos:

  1. Web Semântica
  2. Inteligência Artificial
  3. Mundos Virtuais
  4. Mobile
  5. Economia da Atenção
  6. Web Sites como Web Services
  7. Online Video/Internet TV
  8. Rich Internet Apps (RIA)
  9. Web Internacional
  10. Personalização
  11. Cloud Computing, Virtualização e aplicações Baseadas na web
  12. Identity 2.0
  13. Sites Ultra Leves

1- Web Semântica

Na visãode Sir Tim Berners-Lee’s a Web semântica será a próxima Grande Tendência a partir dos dias de hoje. Em resumo a web semântica poderá ser descrita como máquinas a falar com máquinas. Trata-se de tornar a web mais inteligente, ou como Berners-Lee descreve:” computers “analyzing all the data on the Web ‚Äì the content, links, and transactions between people and computers.”

Como escreveu Alex Iskold em “The Road to the Semantic Web” , a ideia principal da web semântica é criar a meta informação para descrever a informação, oq ue permitirá aos computadores perceber o sentido das coisas. Uma vez equipados com a descriçao da informação poderão resolver problemas complexos de optimização semântica.

Quando chegará a web semântica? As pedras iniciais já ai estão: RDF, OWL, microformatos são alguns exemplos. Mas será necessário algum tempo para que a informação fique documentada e que se possa filtrar a informação pessoal de forma correcta. Algumas companhias estão a trabalhar activamente nestas áreas como Hakia and Powerset ou a AdaptiveBlue.

2- Inteligência Artificial

Possivelmente o próximo grande acontecimento da história da computação. Sempre foi o sonho de cientistas de computadores. No contexto da web IA significa fazer as máquinas nteligentes, nesse sentido terá algumas coisas em comum com a visão da web semântica.

Ainda muito pouco se fez em relação à IA na Web. No entanto é uma área bastante promissora para a web. As técnicas de inteligência artificial estão actualmente a ser usadas em “pesquisas 2.0” .

3-Mundos Virtuais

Second Life tem tido muita atenção nos últimos tempos.

Os mundos virtuais serão um vibrante mercado por todo o mundo nos próximos anos

E não se trata apenas de vida digital, trata-se de tornar a vida real mais digital. Como explica Alex Iskold, por um lado temos o rápido crescimento do Second Life e outros mundos virtuais. Po outro lado começamos a ver o planeta documentado e anotado digitalmente, através de tecnologias como o Goolge Earth.

4- Mobile

Mobile web é também uma das próximos grandes acontecimentos e tendências dos próximos tempos.

Já é uma realidade na Asia e Europa e teve grande crescimento nos EUA com o lançamento do IPhone. È apenas o começo. Nos próximos anos teremos muito mais serviços disponíveis através destes dispositivos. Tais como ter ofertas de compras personalizadas á medida que passamos pelas lojas, ou tendo direcções enquano conduzimos ou saber onde estão os seus amigos numa sexta-feira à noite.

Companhias como a Nokia, Sony-Ericsson, Palm, BlackBerry e Microsoft têm se mantido activas na tecnologia de Web Mobile, no entanto o grande problema tem sido o da usabilidade. O IPhone apareceu com um UserInterface(UI) revolucionário que torna mais acessivel a navegação na web, através de zooming, pinching e outros métodos.

O Iphone será provavelmente visto como o momento de mudança de paradigma em dispositivos de Web Mobile

5-Economia da Atenção

A Economia da Atenção é um mercado onde os consumidores concordam em receber os serviços em troca de sua atenção. Exemplos incluem notícias personalizadas, pesquisa personalizada, alertas e recomendações para compras.

A Economia da Atenção trata-se de dar ao utilizador a capacidade de escolha, ele acaba por escolher aquilo onde dispende mais atenção. Outro factor importante é a relevância, enquanto o consumidor for tendo informação relevante irá continuar a ver e criará oportunidades de negócio.

6- Web Sites como Web Services

Alex Iskold escreveu que cada vez mais a web está a tornar-se “remixable”, o sistema completo está a tornar-se ambos plataforma e base de dados.

Os grandes web sites serão transformados em web services e irão efectivamente espôr toda a sua informação ao mundo. Estas transformações nunca são suaves, escalabilidade é o grande problema, e aspectos legais nunca são simples. MAs a questão não é se os web sites se tranformarão em web services a qestão é quando e como.

A transformação acontecerá de duas maneiras. Alguns websites seguirão o exemplo da Amazon, del.icio.us e Flickr e irão disponibilizar a informação através de REST API. Outros manterão a a informação no formato proprietário, mas serão abertos vis mashups criados através de serviços como Dapper, Teglo e Yahoo! Pipes.

7- Online Video/Internet TV

Esta tendência já explodiu na web, mas ainda há a sensação de que ainda Há muita para vir. Após a compra do Youtube pela Google em Outibro de 2006, outros projectos estão a aparecer com grande impacto

Pode-se dizer com alguma certeza que a Internet TV em dez anos não terá nada a ver com o que existe actualmente. Imagem de melhor qualidade, Streaming mais poderoso, personalização, Partilha, e muito mais ainda estão para vir. Talvez a grande questão seja como se irão adaptar os grande soperadores de televisão actuais(CNN, NBC, etc).

8- Rich Internet Apps (RIA)

Como lideres nesta matéria temos a Adobe com a plataforma Adobe Integrated Runtime (AIR) e a Microsoft com a Windows Presentation Fundation (WPF), também podemos falar da solução OpenSource OpenLaszlo, e também o AJAX qua não se sabe por quanto tempo perdirará mas deverá ter uma versão 2.0

Quando se concretizar poderemos dar ao utilizador o melhor de dois mundos, os conteúdos e o interface. Finalmente o Interface poderá estar ao nível dos conteúdos.

9- Web Internacional

Em 2007 os Estados Unidos têm a maior fatia do mercado da Web. Nos próximos anos será diferente.A China é um mercado de crescimento exponencial, mas outros países com muita população também crescerão, a Índia e paises Africanos por exemplo.

10- Personalização

Personalização tornou-se um tema forte em 2007, essencialmente através da Google. Mas esta tendência vê-se noutras empresas a tomar forma.

Sep Kamvar( Lead Software Engineer para Personalization na Google) disse recentemente que no futuro teremos um PageRank Pessoal:

“We have various levels of personalization. For those who are signed up for Web History, we have the deepest personalization, but even for those who are not signed up for Web History, we personalize your results based on what country you are searching from. As we move forward, personalization will continue to be a gradient; the more you share with Google, the more tailored your results will be.”

11- Cloud Computing, Virtualização e aplicações Baseadas na web

Não ao nível da Web, mas ao nível das tecnologias de suporte aos serviços web, a optimização de recursos, a virtualização é uma realidade cada vez mais presente, também para potenciar e rentabilizar o Cloud Computing.

Com o lançamento previsto para o segundo semestre de 2010 do Chrome OS, com a focalização do Office 2010 no Sharepoint, as Google apps, os Microsoft Live workSpaces, entre outros. Penso que o Cloud computing e as aplicações WebBased, tambem com a utilização de Web Services serão uma realidade a curto/médio prazo.

12- Identity 2.0

Torna-se pertinente e até urgente a criação de um standard para autenticação. Abordagens ao problema temos o OpenID, Open Autentication utilizado Twitter e afins espera-se o aparecimento de um standard para acabar com os multiplos logins e passwords para aceder as dezenas(ou centenas de sites em que nos registamos)

13- Sites Ultra Leves

Com a massificação da utilização de Netbooks e de disponitivos móveis, é necessário ter sites mais simples e leves, obviamente será necessário filtrar conteúdos e de preferência dar ao utilizador informação relevante (já referido no Ponto 5)

Traduzido e adaptado de:

http://www.readwriteweb.com/archives/10_future_web_trends.php Original Written by Richard MacManus

http://www.seoptimise.com/blog/2008/12/30-web-trends-for-2009.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *